Encontre uma Notícia:

Cardápio de formatura: saiba o que servir no buffet e como organizar a cerimônia

Publicado em: 25/07/2018 torinocomunicacao
Cardápio de formatura

iStock / Getty Images Plus / viniciusfrp O cardápio é um dos itens mais importantes de uma festa de formatura, e deve seguir as características da celebração.

A formatura, seja do ensino médio ou da faculdade, é um momento muito especial e único não apenas para o formando, mas para toda a família e amigos ali presentes. Apesar de a festa ser muito especial, além do local em que irá acontecer o evento, é preciso pensar também no cardápio, para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Primeiro veja qual é o perfil dos convidados. Você precisará oferecer algo diversificado, já que pessoas de todas as idades estarão presentes nesse evento. Você está organizando o cardápio de formatura? Confira dicas do que pode ser servido nessa cerimônia:

Dicas de cardápio de formatura

Aposte em Finger Foods

Os Finger Foods se encaixam nos mais diversos tipos de eventos, e para as formaturas é possível deixá-las com um toque mais chique e glamouroso. Além da praticidade para servir, permitindo que os próprios convidados possam pegar o que querem, esses itens deixam a mesa mais colorida e bela.

Esse tipo de comida pode ficar também em uma única mesa, destinada aos alimentos, e permite que os convidados circulem mais à vontade pela festa, sem necessitar voltar ao seu lugar em um momento específico.

O cardápio pode até ter um toque mais saudável, incluindo além dos queijos, presuntos e azeitonas, algumas cenourinhas e pães integrais recheados com alface ou rúcula.

Leve em conta restrições alimentares

Não se esqueça que está lidando com um grupo bem variado de pessoas. Então é necessário levar em conta algumas restrições alimentares comuns. Inclua no cardápio opções sem glúten e sem lactose, de qualquer forma. Esses alimentos podem ser pedidos em quantidades menores.

Para as bebidas que usam leite condensado, creme de leite ou o próprio leite, é possível incluir a versão sem lactose.

Entrada, massas e sobremesas

Essa opção de cardápio é uma das mais tradicionais para formaturas. Durante o evento é servido uma entrada que pode ser uma salada, porções de pasteizinhos ou pãezinhos com recheio. Em seguida, o prato principal. Para ele pode haver opções de massas e uma carne.

Por último uma sobremesa, em que pode ser servido brownies, mousses ou sorvetes. É uma opção mais em conta e indicada quando o orçamento para esse evento é um pouco menor. Também é mais interessante para eventos menores, com poucos convidados presentes.

Aposte em doces gourmets

Os doces podem fazer parte do evento de formatura. Por ser uma data especial é indicado apostar em algo personalizado. Pequenos chocolates com um diploma ou chapéu de formatura em cima dão um toque diferente.

Além desses, os brigadeiros de copo ou os doces misturados com frutas podem fazer parte do cardápio. Você pode também colocar pequenas colheres personalizadas para os convidados.

Ofereça uma variedade de bebidas

As bebidas precisam ser pensadas para públicos diferentes. Pessoas que não bebem e crianças estarão presentes na formatura. Aposte em refrigerantes, sucos naturais, água e sodas italianas para as bebidas sem álcool. Já para os itens alcoólicos, cerveja (pode incluir até mesmo cerveja artesanal), espumante e whisky podem ser servidos.

Últimas Atualizações

Entre em contato

Para entrar em contato conosco, basta preencher os campos do formulário. Retornaremos o mais breve possível.

Open chat